Participação em encontro jurídico e financeiro em São Paulo

Participação em encontro jurídico e financeiro em São Paulo

Nos dias 22 e 23 de Setembro de 2015, os servidores, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e de cargos efetivos do Instituto, participaram do IX Encontro Temático Jurídico/Financeiro da APEPREM (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO E DOS MUNICIPIOS), realizado em São Paulo.

Na ocasião o Sr. Luiz Carlos Brenha, Superintendente do ITUPREV foi eleito presidente da Associação. O superintendente assumiu o cargo juntamente com os novos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos de Administração e Fiscal eleitos para o triênio 2015 – 2018. A APEPREM é uma entidade de âmbito estadual, que congrega atualmente 133 Regimes Próprios de Previdência e tem por objetivo atuar na representação e estímulo dos Regimes Próprios Paulistas desenvolvendo e aprimorando as políticas previdenciárias com suporte técnico e formação de gestores, através de intercâmbio de experiências e da promoção e implementação de projetos que promova o desenvolvimento institucional, prestando orientação administrativa, jurídica e financeira a seus associados, com a realização cursos e demais eventos sobre temas, problemas ou aspectos relacionados com os seus objetivos e atividades.

Desta vez, no IX Encontro Temático Jurídico/Financeiro contou com a participação de renomados especialistas e profissionais da carreira jurídica e econômica, que discutiram temas atuais e controversos sobre o risco jurídico junto à gestão dos RPPS e a complexidade do atual cenário econômico nacional frente as obrigações dos gestores. Foram abordados temas como:

– A Aplicação das Regras de Pensão por Morte Inseridas pela Lei 13.135/2015
– Riscos e Oportunidades que as Transformações da Economia podem Impactar na Gestão dos RPPS
– Aposentadorias Especiais para os Servidores que Exerçam Atividades de Risco ou em Condições Especiais
– O Novo Código Processo Civil e seus Reflexos nas demandas dos Regimes Próprios de Previdência.
Dentre outros,

Eventos como este permitem aperfeiçoar o processo de governança corporativa do RPPS, assim como promover uma maior interação e participação dos Conselheiros na administração dos recursos, através de palestras que aprofundam e qualificam o ato de gestão da entidade previdenciária.